Bernadete Deuner

Sunday, November 26, 2006

SEMANAS 7 e 8 - ECS 9 – MARX II

GRUPO H – O ENSINO E A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA - Versão Final

Componentes:
Maria Bernadete K. Deuner
Rosemari de Almeida
Rozane W. Pastório
Simone Scherer
Sílvia Nunes Keller

Após analisarmos as referências de Marx e Engels sobre questões de ensino e educação, constatamos que as preocupações são semelhantes as que vivenciamos hoje. E que houve por parte deles uma grande preocupação com a igualdade entre os seres humanos.
Os anarquistas chamaram atenção sobre aspectos prioritários da educação e confiaram no ensino e na construção como instrumento de transformação.
A perspectiva com que Marx e Engels abordam o tema do ensino e da educação da classe operária: Ambos procuram fugir de colocações abstratas, excessivamente gerias ou vagas. A situação que lhes interessa é a dos trabalhadores, uma estrutura social onde eles tenham hegemonia, onde desapareça a divisão do trabalho e a felicidade substitua a necessidade. Para chegar até aí, não se deve voltar atrás, deve-se caminhar adiante.
As reflexões de Marx e Engels deram muita importância ao ensino, trabalho infantil e aos adolescentes, expondo assim a necessidade de introduzir um sistema educativo que elimine a situação dominante.
No capitalismo só é produtivo o trabalhador que produza mais valia para o capitalista. Um mestre-escola é um trabalhador produtivo quando trabalha não só para desenvolver a mente das crianças, mas também para enriquecer o dono da escola.
A sociedade organizada, segundo o modo comunista, dará aos seus membros para desenvolverem tanto os seus sentidos como as suas aptidões. Por isso, a sociedade organizada é incompatível com a existência de classes sociais e oferece diretamente os meios para eliminar tais diferenças de classes.
É possível ver o que fazem a burguesia e o Estado para a educação e o ensino da classe trabalhadora. A miséria não só ensina o homem a rezar, mas também ensina a rezar e atuar.
A escola primária obrigatória oferecerá tudo o que em si mesmo e por princípio Ter algum atrativo para o homem sobretudo os fundamentos e os resultados principais de todas as ciências que digam respeito as concepções do mundo e da vida.
Estas questões são atualmente consideradas importantes no desenvolvimento dos currículos escolares. Com relação a assistência escolar obrigatória e gratuita para todos, constatamos que em nossos ambientes escolares que muitas vezes, falta incentivo por parte dos governantes e as escolas necessitam auxílio dos pais e promoções realizadas pela escola para poderem proporcionar aos alunos um ensino de melhor qualidade. Principalmente, curso superior, muitos alunos não fazem por não terem condições financeiras.

Monday, November 20, 2006





ECS 9 -O ENSINO E A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA

MARX e ENGELS em suas várias obras não dedicaram nenhuma em especial a educação, mas ao longo de suas obras foram surgindo análises e críticas sobre diversos aspectos da educação e da sociedade.Acreditavam que se houvesse qualificação, as pessoas poderiam assumir um determinado posto e isto só se daria através do ensino. Isto ainda existe até hoje, pois nós professores também precisamos nos atualizar para podermos realizar um bom trabalho.Nós, com o tempo somos como a máquina, que se gasta e somos substituídos por outra pessoa. O homem trabalha para o seu próprio sustento e dos filhos e além disso precisa de outras coisas para a sua sobrevivência...A classe trabalhadora sempre fica prejudicada em relação ao ensino(educação). os burgueses(ou classe média) tem o privilégio de poder estudar mais em bons colégiose consequentemente terão bons empregos e melhores remunerações. desde muito tempo esta história vem se repetindo. Já em 1861 os estudantes protestaram por medidas fiscais que tinham por finalidade privar os pobres ao ensino superior. Acabaram presos e exilados. os operários reivindicavam a lei que tornasse obrigatório o ensino para as crianças. Trabalho e educação estão interligados. Uma boa educação garantiria uma cultura técnica múltipla, e sendo assim, se formariam homens completos. A educação deveria ser igual para todas as classes e com direitos iguais. Escolas técnicas deveriam ser criadas, garantindo assim, um estudo mais completo e abrindo caminhos para um emprego melhor. Com base nesta leitura, percebemos que até hoje depois de terem se passado tanto tempo,infelizmente, ainda não houveram muitos avanços na educação.

Thursday, November 09, 2006

SEMANA 5 ESC 8 - GINCANA

Estou postando só hoje o nome das colegas que visiteie que tem o H4 como eu. Coloquei um comentário em cada uma e convidei-as para visitar o meu blog.
Foi um pouco demorado, mas consegui encontrar mais 4 colegas. São elas: Pólo Sapiranga - Simone Scherer
Pólo Gravataí - Marinês Medeiros
Pólo Alvorada - Ledi Figueiredo
Pólo São Leopoldo - Lisiane Walter

Eu acho que há possibilidade sim de abranger a atividade para o grande grupo. Prefiro trabalhar e postar comentários nos blogs. É mais fácil de acessar. A maior dificuldade é encontrar as colegas, digo, com letras ou símbolos iguais aos nossos, pois nem todas fazem as atividades ao mesmo tempo e sendo assim se torma mais demorado.

Saturday, November 04, 2006



ESC 6-FÓRUM-DURKHEIM-WEBER-MARX
É muito bom participar do fórum, pois temos a oportunidade de conhecer as idéias de nossas colegas. Vivemos quase que o dia todo dentro das escolas que são diferentes umas das outras, mas nosso ponto de vista em relação a educação e o que se passa no dia-a-dia não muda muito. Espero estar contribuindo com minhas idéias.
Colegas! Tenham um dia feliz!!!