Bernadete Deuner

Tuesday, October 31, 2006

SEMANA5-ESC 7-MARX e ENGELS

KARL MARX
Filósofo e economista alemão, nasceu em 1818 e viveu até 1883. Ideólogo do Comunismo Científico e organizador do movimento proletário internacional. Estudou direito, mas dedicou-se mais a história e a filosofia. Em Berlim, ingressou no grupo dos chamados "hegelianos de esquerda". Marx não se limitou aos estudos teóricos. Desenvolveu, durante a sua vida, intensa atividade política, foi elaborando a doutrina do Socialismo Proletário (operário) revolucionário. Em 1843 mudou-se para Paris e conheceu Engels, amigo fiel e colaborador e juntos elaboraram, neste mesmo ano a doutrina do comunismo. Aparecia, assim, pela primeira vez o famoso apelo à revolução com as palavras "PROLETÁRIOS (operários) DE TODOS OS PAÍSES", uni-vos.
Voltou a atividade política em 1864 quando participou: da fundação da Associação Internacional dos Trabalhadores; em 1875 da fundação do Partido Social Democrata Alemão.
Segundo a doutrina Marxista, não são as idéias que governam o mundo e sim é o conjunto das forças produtivas materiais, que determina todas as idéias e tendências. Marx elaborou a teoria da luta de classes, pela qual explica a evolução das instituições sociais. "A história de toda a sociedade humana até nossos dias, afirma, é uma história de lutas e classes.
FRIEDRICH ENGELS

Militante e teórico socialista alemão, nasceu em 1820 e morreu em 1895. Estudante de filosofia, fundou junto com Karl Marx o chamado socialismo científico ou comunismo. Escreveu junto com Marx diversas obras, sendo as mais conhecidas: O Manifesto Comunista e O Capital. Quando jovem ficava impressionado com a miséria que viviam os trabalhadores das fábricas de sua família. Junto com Marx, tenta por em prática suas idéias revolucionárias.
Acreditavam que não bastava existir uma crise econômica para que houvesse uma revolução. O que é decisivo são as ações das classes sociais que, para eles, em todas as sociedades em que a propriedade é privada existem lutas de classes. A luta do proletariado do capitalismo não deveria se limitar à luta dos sindicatos por melhores salários e condições de vida. Ela deveria também ser a luta ideológica para que o socialismo fosse conhecido pelos trabalhadores e assumido como luta política.
Engels conquistou lugar de destaque na cultura comunista, pois soube analisar a sociedade de forma muito eficiente.

Friday, October 27, 2006



SEMANA 4 - ESC 6 - WEBER II - VISITA AOS BLOGS
Visitei hoje o blog de 4 colegas de outros pólos. Em cada um postei um comentário sobre a atividade 2-Ser/Estar/Papéis e Poder/Hierarquia. Adorei. É muito bom quando podemos ver e ler tantas coisas diferentes, mas todas com o mesmo objetivo. São elas:
Três Cachoeiras:
Edinara
AndreiaCarlos
São Leopoldo
GrasielaBirck
LeilaWasum



Wednesday, October 25, 2006


ESC 6 - SEM 4 WEBER
PODER E HIERARQUIA
Na escola posso destacar as seguintes situações:
Se fizermos um organograma, ficaria assim: Diretor como líder. Há a hierarquia e nós os demais acatam as suas ordens que também as recebe da Coordenadoria Regional. É a dominação legal.
SER/ESTAR/PAPÉIS
O diretor escolhe a sua vice-diretora através através da carisma, amizade, competência, ética... e precisa ter o aval dos professores e funcionários. A mesma deve possuir a titulação exigida por lei para poder exercer o cargo.

Oi,pessoal!
Esta é a minha imagem para a ESC 8. Quem tem igual?


mariabernadete.deuner@yahoo.com.br
BernadeteDeuner.blogspot.com

Sunday, October 22, 2006

ECS 5 – SEMANA 4 – WEBER

OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA
A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato pode fundar-se em diversos motivos de submissão.
Os três tipos de dominação são:

*DOMINAÇÃO LEGAL: é a dominação burocrática, isto é, sua idéia básica é que qualquer direito pode ser modificado e criado mediante um estatuto.
A obediência se deve a pessoa pela regra estabelecida ou decretada.
Exemplo: Existe nos ambientes de trabalho. Acontece entre patrões e seus empregados.
*DOMINAÇÃO TRADICIONAL: é o tipo da dominação patriarcal. O senhor ordena e os súditos obedecem, ou seja, submetem-se a sua autoridade. O senhor é obedecido em função da tradição ( lealdade ).
Exemplo: Dominação passada de geração a geração. Filhos devem obediência aos pais.

*DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: se dá através da devoção afetiva ao senhor ( mandante, líder ). A seleção ou a escolha das pessoas é feita através do carisma e vocação pessoal e não devido a sua qualificação pessoal.
Exemplo: As pessoas escolhem seus líderes pelo carisma que eles transmitem e não pelo que oferecem.

Saturday, October 14, 2006


ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - Semana 3 - Atividade 4 - Relato das atividades

Professora Lisete: Adorei a imagem. A semana 3 está mesmo mais tranquila na sua disciplina. Tudo o que fiz até agora foi com entusiasmo e prazer. Deve ser porque estou gostando desta disciplina e não estou tendo maiores dificuldades. Revisei os trabalhos postados e continuo achando que estou a caminho da ilha desconhecida, mas parece que já estou chegando lá.
Visitei 4 blogs e deixei um comentário. O primeiro foi o da colega Grace. É bem organizado. Gostei da mensagem sobre amizade. O segundo foi o da colega Rozane. Gostei que ela escreveu sobre o conto da ilha... O terceiro foi o da colega Lucele, adorei, bem organizado e com belas imagens. O quarto foi o da Regina, bem elaborado.

Após ter visitado e lido os textos postados, pude perceber que todas assim como eu, estamos praticamente em dia com os trabalhos. Cada uma do seu jeito, mas todas com os mesmos objetivos, anseios e principalmente não medindo esforços para fazer o melhor possível.
TITULO: SEMANA 2 - VISITA AOS BLOGS-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS COM. E INF.

A tarefa de visitar e pesquisar sobre os blogs educacionais foi muito interessante. Primeiramente, explorei bem a pagina dos blogs pedagógicos. Gostei de ler sobre os Sete motivos para um professor criar um blog. O primeiro que visitei foi: Apoio a aprendizagem da Física. Adorei, fiquei muito tempo explorando o mesmo. Neste blog os alunos postaram seus trabalhos Pesquisaram sobre Isaac Newton, Johannes Kleper e outros.
Os blogs são simplesmente fantásticos, cliquei na maioria dos links e achei que os alunos, no geral, fizeram um ótimo trabalho e com muita criatividade. Usaram de vários recursos disponíveis. Foi proposto pela professora a avaliação anual os trabalhos com blogs. Tres perguntas me chamaram a atenção. A) Que conhecimentos e habilidades você desenvolveu postando os seus trabalhos de física nos blogs? B) O que você acha do trabalho nos blogs? C) O blog é uma forma de conhecer, pensar, escrever...
As alunas comentam que adoram. Eu penso que nós adquirimos muito conhecimento trabalhando nos blogs e habilidades também, pois exige atenção, paciência, criatividade, ampliando assim, nossa aprendizagem. E serve também para que outras pessoas possam ver o trabalho que estamos desenvolvendo com o uso da tecnologia.
O outro blog que visitei foi o Infoedu – Informática Educativa. Nele há vários links sobre blogs e também tem orientações de como criar um. Estão postados projetos de geografia e sobre Paz e Solidariedade. Cliquei em vários links de blogs construídos pelos alunos. São muito criativos com muitas informações e lindas imagens.
Concluí que o uso de blogs na educação é muito importante. Além de desenvolver a criatividade, se adquire conhecimentos e ainda ajuda no processo ensino-aprendizagem.

Wednesday, October 11, 2006


ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE - SEMANA 1 - ATIVIDADE 2
VISITA AOS BLOGS

A tarefa de visitar alguns blogs foi muito interessante, pois tivemos a oportunidade de conhecê-los e ainda deixamos comentários. Percebi que quase todos falam sobre a Educação. São assuntos diferentes, mas que usam da tecnologia para o seu desenvolvimento, enriquecendo cada vez mais nosso trabalho. Não consegui postar comentário no último blog que por sinal é muito parecido com o pbwiki que nós trabalhamos.

Tuesday, October 03, 2006

ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE, Semana 2 - Atividade 3

1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Ele diz: tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição da nossa natureza. Porém para Durkheim o foco deve direcionar-se a influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2- Quais as duas ressaltadas por Durkheim . Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Kant "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". Outra, é a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para o seus semelhantes".(James Hill)
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que não há uma educalçao ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintamente, pois a educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.

3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.

4-De acordo com Durkheim , que fatos levam cada sociedade a fazer do homem ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversos faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional: toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5-Segundo o autor, que função o Ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?
1) Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros.
2) Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.

6-A partir da definição: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine o que conclui Durkheim? Explique.

De acordo com esta idéia do autor, fica possível dizer que a educação é para os adultos um "recurso imprescindível ao preparo das crianças, uma vez que, através desta os adultos do amanhã alcançarão sua plena formação em todos os seus aspectos, sem deixar de considerar o meio no qual estão inseridos".

7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade , o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo verdadeira humana.