ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE, Semana 2 - Atividade 3
1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Ele diz: tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição da nossa natureza. Porém para Durkheim o foco deve direcionar-se a influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2- Quais as duas ressaltadas por Durkheim . Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Kant "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". Outra, é a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para o seus semelhantes".(James Hill)
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que não há uma educalçao ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintamente, pois a educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.
3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.
4-De acordo com Durkheim , que fatos levam cada sociedade a fazer do homem ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversos faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional: toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5-Segundo o autor, que função o Ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?
1) Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros.
2) Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6-A partir da definição: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine o que conclui Durkheim? Explique.
De acordo com esta idéia do autor, fica possível dizer que a educação é para os adultos um "recurso imprescindível ao preparo das crianças, uma vez que, através desta os adultos do amanhã alcançarão sua plena formação em todos os seus aspectos, sem deixar de considerar o meio no qual estão inseridos".
7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade , o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo verdadeira humana.
1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Ele diz: tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição da nossa natureza. Porém para Durkheim o foco deve direcionar-se a influência que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.
2- Quais as duas ressaltadas por Durkheim . Explique o ponto fraco em que incorrem.
Segundo Kant "o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz". Outra, é a definição utilitária, segundo a qual a educação teria por objeto "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para o seus semelhantes".(James Hill)
O ponto fraco em que incorrem as definições apontadas é que não há uma educalçao ideal, perfeita, apropriada a todos os homens indistintamente, pois a educação tem variado infinitamente com o tempo e o meio.
3-O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.
4-De acordo com Durkheim , que fatos levam cada sociedade a fazer do homem ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversos faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional: toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5-Segundo o autor, que função o Ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?
1) Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros.
2) Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.
6-A partir da definição: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particularmente, se destine o que conclui Durkheim? Explique.
De acordo com esta idéia do autor, fica possível dizer que a educação é para os adultos um "recurso imprescindível ao preparo das crianças, uma vez que, através desta os adultos do amanhã alcançarão sua plena formação em todos os seus aspectos, sem deixar de considerar o meio no qual estão inseridos".
7-Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Desejando melhorar a sociedade , o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo verdadeira humana.
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